02/12/2022
Tem dúvidas ou está pendente de regularização na Operação DeclaraGrãos?
Estamos aptos para te atender com uma equipe qualificada e com os procedimentos técnicos necessários, mas antes vamos explicar um pouco sobre a Operação:
➡️ 6 mil contribuintes produtores rurais receberão, nos próximos dias, cartas para regularizar situação do Imposto de Renda.
A Operação DeclaraGrãos RS, criada em 2019, visa promover a conformidade tributária de produtores rurais com irregularidades no Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), incentivando e facilitando o cumprimento de obrigações tributárias por meio da autorregularização.
➡️ No início de novembro, a Receita deu início a mais uma fase da operação, com o envio de cartas para 6 mil contribuintes no estado, que apresentaram alguma irregularidade ou omissão de entrega da Declaração de Ajuste Anual da Declaração de Imposto de Renda (DIRPF). As cartas foram enviadas via Correios e caixa postal do e-CAC.
➡️ Desde o início da operação, mais de 14 mil produtores rurais gaúchos, que antes eram omissos na entrega da declaração, regularizaram a situação transmitindo 30.459 novas declarações referentes ao período analisado. Além disso, aproximadamente 3 mil declarações foram retificadas, resultando em aumento de arrecadação.
➡️ Entretanto, os resultados da Operação DeclaraGrãos RS vão muito além do crédito tributário declarado pelos contribuintes alcançados. Estima-se que, nos anos seguintes à operação, a sonegação de tributos tenha sido reduzida em mais de R$ 300 milhões com a apresentação das declarações devidas e a tributação correta dos rendimentos da atividade e de arrendamentos.
➡️ Durante os quatro anos de operação, foi possível observar uma mudança no comportamento dos contribuintes: trocando as práticas de omitir receitas, de fazer deduções indevidas ou de não entregar a Declaração do Imposto de Renda pelo cumprimento espontâneo das obrigações devidas.
➡️ Os contribuintes que ignoraram o comunicado e não efetuaram a autorregularização tiveram o CPF suspenso, o que pode gerar restrições em diversas atividades.
Fonte: Receita Federal
📲 Para mais informações entre em contato: 513722-1744 ou 5199687-0250