51 3722.1744

Pecuária


A pecuária em nossa região é uma das principais atividades desenvolvidas, sendo de extrema importância para economia no sul do país. Muitos produtores estão investindo em animais de raça e a participação em feiras e leilões está cada vez mais comum. Assim, o produtor consegue alcançar um preço justo em períodos propícios para melhores vendas, sendo que vários fatores externos podem influenciar em seu preço, pois como em qualquer atividade, há períodos de queda nas vendas.

Os custos na pecuária estão ligados aos valores despendidos na produção, tais como: valor de aquisição, comissões, alimentação, medicamentos, mão de obra, transporte e entre outros. Em caso de atividade mista a absorção dos custos indiretos, é atribuída aos distintos lotes de animais por meio de rateio. Deste modo, torna-se possível definir o custo médio dos animais em cada lote.

Em um exemplo prático, o gado reprodutor tem função semelhante às máquinas e equipamentos de uma indústria e o rebanho em formação seriam os produtos em elaboração. Observa-se que alguma parte dos pecuaristas não dispõe de nenhuma ferramenta para medir o resultado de seu rebanho. Não conseguindo efetuar a valorização do mesmo ou considerando somente o preço de mercado, desconhecendo os custos reais do processo de cria, recria e engorda.

Deste modo, é importante que o produtor tenha um acompanhamento técnico eficiente que auxilie em suas decisões; desde o momento de aquisição dos animais como no processo de reprodução dos mesmos. Vale salientar que, mesmo o pequeno produtor, se não estiver com uma boa administração e não conhecer os aspectos econômicos e técnicos da pecuária estará suscetível a um negócio sem resultados positivos.

Sabrina Castro